Polka
Durante a nossa pesquisa, já só a encontrámos no Porto, sendo que não nos foi explicada a origem do melódico e festivo nome.
Durante a nossa pesquisa, já só a encontrámos no Porto, sendo que não nos foi explicada a origem do melódico e festivo nome.
Dos exemplares encontrados, verificámos que passou a prática comum o aroma do recheio coincidir com a cobertura, sendo que a de açúcar corresponde a um recheio de baunilha. Não descobrimos todavia a escolha do nome original francês, que significa relâmpago.
Outro exemplo de um bolo com forma anatómica, o Rim é frequentemente encontrado nas variantes recheadas com creme de ovos ou chocolate.
Originalmente recheada através de um orifício com creme de pasteleiro ligado com rum e chantilly, e rematada com coco e manteiga fresca. É hoje frequentemente encontrada numa versão mais modesta, em que o recheio de creme de ovos ou chantilly […]
Difícil de encontrar, o Tronco é uma extravagante variante dos bolos de massa de choux.
Outras variantes são decoradas com caramelo ou açúcar em pó. É ainda frequente encontrarem-se versões com fruta fresca ou de conserva, como morango ou ananás. Não conseguimos porém apurar a origem aristocrática do nome.
A sua forma poderá ser uma derivação, reduzida em tamanho, do bolo Paris-Brest, que celebra a famosa corrida de bicicletas entre as duas cidades francesas. O nome em português vem do utensílio utilizado pelas varinas para acomodar a canastra no […]
Recheado e coberto de várias formas, o Choux é encontrado com mais frequência no Norte de Portugal. Encontra-se também aqui retratada uma variante com cobertura de chocolate e decorada com amêndoa lascada. A sua derivação mais conhecida é o profiterole […]