Fotos e Histórias
A lista com todos os bolos que identificámos e vamos ter no livro Fabrico Próprio está agora completa. Contudo, nem todos os bolos têm fotografia, pois não conseguimos ainda, nas nossas muitas incursões por pastelarias das zonas do Porto, Lisboa e mais além, fotografar todos os espécimens que encontramos. Por isso precisamos da vossa ajuda.
Queremos ter o máximo de fotografias de cada um dos bolos listados, de forma a ilustrar a variedade – e muitas vezes a singularidade! – de bolos portugueses. Se no livro vamos ter, no que chamamos de enciclopédia, uma e só uma fotografia de cada bolo, tirada em fundo branco e com a iluminação adequada – o que chamamos a recolha de arquétipos de bolos — aqui queremos ter as variações mais mirabolantes desses arquétipos, de todo o país — e mais além.
Enviem por favor as vossas fotos para info[at]fabricoproprio.net ou acrescentem ao nosso Flickr Group. Nós trataremos de as colocar no site e creditar devidamente.
Ainda vos pedimos mais uma coisa: precisamos de histórias. Alguém sabe há quantos anos se faz o Caracol? E de onde vem o Jesuíta (esta sabemos nós)? O que chamava à Pirâmide nos anos 70 (esta também sabemos)? E onde a Tíbia foi buscar o seu nome — e a sua forma??? Queremos preencher os ainda muitos vazios que temos na nossa pesquisa histórica, que já nos levou da Biblioteca Nacional a mesas de mestres pasteleiros, peritos do ramo e especialistas gastronómicos. Digam-nos tudo o que souberem, por favor. Não têm de ser histórias com valor científico, podem ser lendas e mitos urbanos ligados em cada bolo. É só deixar um comentário em cada bolo.