3ª Edição Fabrico Próprio: Enciclopédia e Panorama

19/12/2022

A pesquisa conduzida entre 2021 e 2023 para a 3ª edição do livro Fabrico Próprio – o design da pastelaria semi-industrial portuguesa pretendeu dar continuidade à acção pioneira que este projecto tem desempenhado desde 2007 no cruzamento disciplinar entre design e pastelaria, tanto nas suas práticas profissionais como nas suas manifestações culturais. Este processo de reflexão e pesquisa, que pretendeu não só repensar o livro como iniciativa editorial mas sobretudo identificar as pessoas que queremos convidar a contribuir para esta edição, contou com o apoio do Programa Garantir Cultura do Ministério da Cultura de Portugal.

Para tal contactámos designers e pasteleiros, mas também jornalistas e investigadores, fotógrafos e ilustradoras, escritores e empresários, de forma a melhor identificar temas e questões que queiramos abordar em conjunto. Contactámos ainda responsáveis de instituições cujos interesses convergem em torno destas áreas, com o objectivo de as incluir numa discussão nacional (e também internacional) sobre o presente e o futuro da gastronomia e da pastelaria semi-industrial portuguesa em Portugal.

A primeira decisão tomada ao longo do processo de pesquisa e coordenação editorial foi a de reestruturar a 3ª edição do Fabrico Próprio como um livro composto por 2 volumes separados.

Volume 1 – Enciclopédia Fabrico Próprio
Este volume trata-se de uma recolha sistemática de exemplos de pastelaria semi-industrial portuguesa, a qual constituiu a secção principal do livro nas suas primeira e segunda edição, lançadas respectivamente em 2008 e 2012. Nestas edições, esta secção foi composta por fotografias de 92 bolos e apontamentos relativos aos seus ingredientes, história e curiosidades.

Na sua terceira edição, esta Enciclopédia inclui também uma nova secção dedicada ao lado salgado do balcão. Ou seja, aos produtos da pastelaria semi-industrial tais como pastéis, empadas, rissóis e outras especialidades fabricadas e consumidas diariamente, tal como os bolos, por todo o país. O registo fotográfico de cada produto, doce ou salgado, será complementado por uma descrição breve das respectivas características e ingredientes especiais, história e curiosidades.

Volume 2 – Panorama Fabrico Próprio
Ao contrário do que muitas vezes ouvimos desde que em 2005 começámos a pesquisar o universo Fabrico Próprio, a pastelaria semi-industrial não acabou. O consumo de bolos e ouros produtos de Fabrico Próprio de alto teor calórico não se tornou consciente o suficiente para levar à extinção uma indústria que, como qualquer outra, se adaptou às mudanças. Algumas destas mudanças incluem um papel reforçado da tradição, do local e do artesanal como ideias, valores ou adjectivos acrescentados, mesmo que de forma superficial e oportunista, a produtos de consumo quotidiano.

Pretendemos assim abordar este rico universo através de um extenso Panorama Fabrico Próprio. Composto por conteúdos inteiramente novos, este volume será um complemento tanto ao volume 1 como às edições anteriores do livro, as quais incluíram várias secções dedicadas a fenómenos tão diversos como o design dos interiores de notáveis pastelarias portuguesas, a singularidade dos vendedores de bolas de Berlim das praias algarvias, o consumo de bolos pela madrugada em Lisboa, as invulgares formas e composições de algumas “espécies raras” de bolos, as memórias de infância de reconhecidos ilustradores ou os afamados desenhos de um dos mais acarinhados formadores de pastelaria portugueses.

Este volume 2  incluirá assim novas seções nas quais os seus editores – Rita João e Frederico Duarte – e os autoras e autores por eles convidados refletirão sobre as mudanças na oferta e procura da pastelaria semi-industrial em quase 2 décadas, mas também sobre o reconhecimento – nos campos académico, institucional e empresarial, entre outros – das intersecções entre design e gastronomia, para o qual o projecto Fabrico Próprio tem contribuído decisivamente.