89 Replies to “Pastel de Nata”

  1. Experimentei os da pastelaria Agua Mel em Alte e NUNCA comi uns iguais. Melhores que os de Belem, melhores que os de Sintra. São os melhores do mundo, e quentinhos! Feitos por uma senhora de 70 anos, dona da casa. Fica no algarve e o site deles é http://www.aguamel.net

  2. bom pasteis de nata é no condestavel em almada sao melhores que os de belem mas de longe.

  3. Pasteís de Nata óptimos, se por acaso forem para o minho junta á vila de Momção existe uma pastelaria que se chama “Pastelaria Esteves” aí vão encontrar pastéis de nata muito similares aos de Belém…são óptimos (não fossem fabricados por um primo meu ;))

  4. Bom dia,

    Pelos comentários que li, existem apreciadores de pastel de nata por todo o país e por todo o mundo; e digo-vos que quem respeitar as regras do jogo (ou seja) quem fizer a receita como deve ser sem fugir com as matérias primas o pastel de nata é sempre bom; nós europastry (frida e fripan) fazemos o nosso sem nenhum mix completamente tradicional; provem que é tão bom como os melhores.

  5. Conheço muitas pastelarias pelo país e posso-vos dizer que para cozer o melhor pastel de nata é necessário ter o melhor forno.

    EUROFORNOS

    Paulo Parcelas
    917220402

  6. pasteis de belem já estao adulterados. O recheio é só água e farinha. os melhores são sem duvida da pastelaria Beira-mar em Quarteira. De comer e chorar por mais…

  7. Se querem saborear um bom pastel de nata vão à pastelaria Sacolinha em Oeiras. São mesmo uma delicia,é de comer e chorar por mais.Passem lá e depois digam-me.

  8. Para equipar uma pastelaria com fabrico próprio podem-me contactar através do tlm:

    917220402- PAULO PARCELAS

  9. se alguem por ai me explicar como se consegue fazer esta delicias eu agradecia muito pois sou cozinheiro profisional ja tentei varias vezes e nao consigo fazelos nao tenho qualquer problema en fazer seja o que for acerca de doces mas os tais pasteis de nata nada a fazer as vezes penso que e un segredo e que os recepis nao dizen a verdade pois como profisional acho impossivel

  10. Os pastéis de Belém ( natas ) já foram muito bons! Actualmente há muitas pastelarias com bons pastéis de nata, mas, tal como as bolas de berlim, os pastéis de nata fabricadoas na Confeitaria Aguiar, em Valongo, são dos melhores que já comi!

  11. Tanta fama ganharam os pastéis de Belém e se os trouxermos para casa (já frios) são a maior droga que eu já tentei comer. E ainda dizem que a receita está no segredo dos deuses…

  12. Sr. Victor Madeira
    Tenho esta receita de pasteis de nata. Foi um pasteleiro que me deu, mas nunca experimentei. Pode fazer uma experiência reduzindo as quantidades, a ver se dá resultado.

    CREME
    1 litro de leite
    150 g farinha
    Desfazer a farinha num pouco de leite frio. Aquecer o restante leite e juntar tudo. Reserve.

    Pôr ao lume:
    1 litro de água
    1 Kg açúcar
    Deixar ferver e acrescentar o leita com a farinha que estava reservado, mexendo sempre até engrossar.
    No fim acrescentar:
    10 gemas
    2 ovos inteiros (tudo batido)
    Misturar bem com a colher de pau até dissolver.

    Quanto à massa folhada, depois de pronta deve tender e enrolar como se fosse um rocambole. Partir o rolo às fatias e com cada uma delas vai forrar as pequenas formas. Rechear com o creme e vai ao forno para assar.

  13. bom dia a todos…so quero dizer que se não sabem da receita não inventem…e alem disso não se deve expor os segredos profissionais a vista de todos,por aluma razão na confeitaria de “belem” trabalham as 7 trancas os mestres pasteleiros,esses que fazem a calda dos “Pasteis”,os pasteis de Belem são os mesmos dos pasteis de nata estes ultimos apenas perdem o nome porque não são fabricados na confeitaria de Belem…e se ha pasteis de nata menos bons e outros bons é porque os bons se aproximam da receita original ou simplesmente porque estes agradam aos provedores,meus amigos as “massas folhadas”,”mei-folhadas”,o Forno,a temperatura do mesmo,o pasteleiro,os tabuleiros,as formas onde vão ao forno,as manteigas,tudo isto joga um “rol” muito importante para se fazer um bom pastel de nata…não vou expor a receita aos olhos de todos porque é segredo profissional se a quizerem aprender têem que seguir uma formação de pastelaria e a seguir terão de ter entrada para lá da porta fechada as 7 trancas na confeitaria de “Belem”…vou tambem dizer mais qualquer coisa antigamente não havia as manteigas que temos hoje no mercado e já se faziam as massas folhadas,não tinhamos as farinhas de hoje e ja se faziam os recheios,pois esses eram feitos com pão remolhado em leite de vaca…P.S. A receita não leva “NATAS”…

  14. Fui criada em Belem a cerca de 100m da Confeitaria Pasteis de Belem ,toda a minha infancia foi um entra e sai da Confeitaria, não havia domingo que a familia não se juntasse em minha casa para um chá com uns pastelinhos de nata e efectivamente eram os melhores que se fazia neste país. Um creme saboroso, um folhado estaladiço quer quente quer frio, de um dia para o outro até parece que tinha mais sabor.
    Concordo com o que li do Antero Almeida,agora não prestam,ou se comem quentes e com muita canela lá vai disfarçando ,frios nem se consegue meter o dente,parece pastilha elastica, existem no país pastelarias com melhor fabrico do que em Belem.Dizem que a receita vai passando de geração em geração mas o certo é que o sabor já não é o mesmo.Será pela diferença de materiais,não havia manteiga ,usava-se banha,a farinha era menos peneirada ,os ovos não eram de aviario feitos á pressão,mas o certo é que a receita com o decorrer dos tempos se degradou.

  15. Fantástico é não terem apresentado aqui os melhores pastéis de nata de sempre que são os nossos Pastéis de Belém! Então esses que vêm quentinhos para a boca, acabadinhos de fazer!

  16. Ai está a questão aos chamados pasteis de nata… de nata não têm nada, por isso para mim são pasteis de Belem. Os pasteis de nata, mesmo nata melhores que já comi na minha vida só se encontram num local no funchal no centro Comercial do Infante, na pastelaria do sr. Vieira.já tentei fazer e embora bons são impossiveis de imitar. Uma delicia para o paladar e para a mente. Se alguma vez forem ao Funchal não deixem de exprimentar, é só pedir uma nata.

  17. em Evora, bons são mesmo os do cabaz no centro comercial da vista alegre, têm um creme de pasmar, só de pensar fico no céu.
    É de exprimentar

  18. nunca na minha vida comi pasteis de nata com numa pastelaria perto de Viana do Castelo ia passar as minhas férias perto de Barroselas e havia lá uma Pastelaria chamada Forno Real as natas eram maravilhosas e o pão d’ávó também.

  19. só não entendo, como é que os pasteis de Belem têm tanto secretismo? eu ao provar uma coisa sei logo o que ela contem. e estes pasteis n~~ao têm nenhum segredo. come-se e nota-se logo que são feitos de natas gemas de ovo, açucar e claro pau de canela e limão.

  20. digam o que disserem , mas o que eu digo é que já corri portugal de lés a lés já comi pasteis de nata por tudo o que é sitio e de facto como já aqui foi falado os melhores mesmo ´são em santarem na ” revolta dos pasteis de nata ”
    são divinais fantásticos, maravilhosos e tem um atendimento 5 estrelas, não percam e vão lá.

  21. Concordo plenamente eu sou de lisboa e vou muitas vezes a santarem de prepósito para ir comer estas deliciosas iguarias que são confecionadas na ” A REVOLTA DOS PASTEIS DE NATA ” de facto não existe melhor e de comer e chorar por mais.
    E de facto o serviço é mesmo 5 estrelas tem um atendimento fantastico.

  22. Meus amigos só vos digo uma coisa:
    Pastéis de nata super deliciosos são da pastelaria Riviera de Albufeira, sem uvida do melhor que se faz por cá. O folhado é feito com manteiga e não margarina, como todos os outros. provem e depois digam-me.

  23. eu sou pasteleiro, a casa famosa em benfica ” o pastelinho” o chefe lá é irmão do meu mestre e chefe. o melhor pastel de nata do mundo come-sse na sorraia nos olivais sul. eu ja trabalhei em varias casas e afirmo isso. os de belem é só fama. essas casas de bairro fazem grandes bolos!!!

  24. Quais pasteis de Belém….
    Pasteis de nata é em Beja nas maltesinhas. Os melhores do mundo!

  25. Thank you so much pertaining to giving us an update on this theme on your web site. Please understand that if a new post appears or in the event that any changes occur on the current submission, I would be considering reading more and learning how to make good utilization of those tactics you reveal. Thanks for your efforts and consideration of other folks by making this blog available. pizza west palm beach

  26. Olá, parece haver alguma confusão no que respeita aos pasteis de Nata e aos pasteis de Belém. Os pasteis de nata levam natas, como o nome indica. Os pasteis de Belém são confeccionados com miolo de páo e leite. São por isso bolos diferentes, semelhantes apenas no aspecto. Bjs

  27. caros amigos:
    Os pasteis de belem nem leite levam:
    levam:
    acucar
    canela
    limao
    pao recesso
    agua(muita agua)
    pure de batata
    gemas
    farinha

    é feita uma calda de acucar com o limao e a canela…tipo cha em ponto pérola

    a parte agua mais o pao passados na varinha magica adicionase farinha e pure de batata muito bem cozido.mexam tudo e juntem as gemas.depois adicionem a calda ao preparado e levem ao lume ate engrossar.

    a massa n é muito folhada…2 voltas simples e uma de livro.~

    quantidades é o segredo

  28. Sou brasileiro,tenho um pequeno laticínio no Estado de São Paulo e gostaria de aprender a fazer o Pastel de Nata.Por favor gostaria de saber dos cursos para 2012.Aguardo resposta.Obrigado,Antônio Luís.

  29. Pasteis de nata como os da PADOCE nunca comi em mais lado nenhum. Quais pasteis de Belém, qual quê. Já tentámos obter a receita mas está bem blindada. Quem vier a Lamego, não deixe de provar um nas diferentes casas espalhadas pela cidade. Quentes ou frios, mais dourados ou menos dourados, com ou sem canela… são um mimo para po palato.

  30. bem os pasteis de nata de belém são bons em quente mas com uma massa muito dura, a pastelaria que eu frequento tem os melhores pasteis da linha de cascais, fica situada na rua principal do livramento pastelaria zineira estoril. vão lá depois digam qualquer coisa.
    beijokas……

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.